Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais

Procedimentos Dissertação


Proposta de Dissertação


Descrição: A defesa da proposta de dissertação deverá ser feita até 90 dias após o término da disciplina de Metodologia de Pesquisa, prevista em calendário para o 2º trimestre do 2º ano de realização do curso.

Documentos necessários:

RESOLUÇÃO RIC/UFF Nº 02, DE 27 DE ABRIL DE 2022 – Normas para a apresentação da Proposta de Dissertação do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais:


Publicação de Artigo


Descrição: Como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais, está a publicação de um artigo em um veículo de abrangência nacional ou internacional. Esta publicação deve ser fruto do trabalho de dissertação desenvolvido pelo discente.

Documentos necessários:


Defesa da Dissertação


Descrição: A defesa de Dissertação de Mestrado deve ocorrer até o trigésimo mês de curso (uma prorrogação de 6 meses é possível, após análise do Colegiado do Curso).

Com antecedência mínima de 30 dias da data da defesa, o discente deverá encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação do programa, através do email pct.ric@id.uff.br, os seguintes itens:

  • Formulário de Requisição de Defesa, em DOCX, devidamente preenchido;
  • Arquivo em PDF contendo a íntegra da Dissertação de Mestrado;
  • Comprovação, mediante declaração, que um arquivo digital da Dissertação de Mestrado será entregue a cada membro da banca examinadora;
  • Declaração do orientador atestando a correta formatação da Dissertação de Mestrado;
  • Declaração de não violação de direitos autorais de terceiros;
  • Carta da empresa ou usuário/parecerista apresentando resultados ou potenciais resultados da pesquisa (produto técnico/tecnológico).

Obs.: A dissertação será apreciada por uma banca, que deverá ser definida entre o aluno e seu orientador. A banca deve ser composta por no mínimo 3 (três) membros: Orientador + Coorientador (se for o caso) + 01 membro doutor do programa + 01 membro doutor de outra instituição (IES).

É permitido convidar especialistas ou pessoas com outras titulações. Estes entrarão como membros extras.

A duração da defesa é estabelecida pelo orientador, que é o presidente da banca. Em média, as dissertações tem duração de 40 a 50 minutos.

Documentos necessários:


Confecção do Resumo/Abstract da Dissertação


Descrição: Orientação para confecção do Resumo/Abstract da Dissertação de Mestrado.

Documento necessário:


Serviço de Orientação Normativa


Descrição: A Biblioteca dispõe de orientação normativa, aberta a toda a nossa comunidade acadêmica, disponível para tirar dúvidas e aconselhar os alunos quanto a utilização das normas ABNT. Este serviço procura diminuir falhas quanto a correta formatação dos trabalhos, ajudando tanto aos alunos como aos professores a produzirem uma dissertação de qualidade.

Caso o aluno se interesse pela revisão durante a escrita ou ao final da dissertação, basta enviar um e-mail para bro.sdc@id.uff.br e solicitar mais informações sobre a orientação normativa.


Modelo Dissertação


Descrição: Os trabalhos monográficos de conclusão de curso da UFF devem seguir as normas estabelecidas pela própria UFF. Essas normas estão descritas no livro “Apresentação de Trabalhos Monográficos de Conclusão de Curso”, dos autores Estela dos Santos Abreu e José Carlos Abreu Teixeira, da editora da UFF.

No caso do MESC, há também a possibilidade de digitar a dissertação em latex. Para este caso, o modelo de dissertação é disponibilizado abaixo.

Passos necessários:

  • Instalar o pacote ABNTex – pacote que segue normas da ABNT;
    • Baixe o AbnTeX Versão 0.8.2 ;
    • Descompacte-o em uma pasta dedicada;
    • Entre no menu de configurações (settings) do MiKTeX (Menu iniciar/programas/MiKTeX 2.X);
    • Na aba Roots clique no botão Add e adicione a pasta texmf que está dentro da pasta onde você descompactou o AbnTeX;
    • Volte para a aba General e clique nos botões Refresh FNDB e Update Formats.

  • Usar o pacote preparado para o MESC – Modelo

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content