Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais

Laboratórios


O Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF (ICT) em Rio das Ostras disponibiliza dois laboratórios de informática para uso do programa, os quais são compartilhados pelas três linhas de pesquisa. Um dos laboratórios possui área de 70m² com dezessete computadores, enquanto outro possui 55m² de área, com doze computadores. O ICT também disponibiliza três laboratórios de pesquisa, sendo uma para cada linha do programa. Cada uma das salas possui uma área de aproximadamente 24m2, com capacidade para dez estações de trabalho. Cabe ressaltar que o laboratório para a linha de “Pesquisa de Engenharia de Sistemas de Informação” conta com cinco computadores, impressora e projetor multimídia, disponibilizados aos alunos da linha. Já o laboratório destinado à linha de “Pesquisa Operacional e Simulação” conta com dois notebooks com a mesma finalidade. Esses demais recursos (computadores, impressoras, armários, etc.) existentes nestes laboratórios são de uso exclusivo dos projetos de pesquisa associados à cada linha, estando integral e exclusivamente disponíveis ao programa. Além dos laboratórios de pesquisa associados à cada linha, o ICT possui seis grupos temáticos de pesquisa vinculados aos docentes do MESC: LEI, LabIDeS, LEADeR, DGE, LABRISK e INNOVATECHS, apresentados de modo sintético a seguir.


Laboratório de Empreendimentos Inovadores – LEI


O LEI é um laboratório de pesquisa, reconhecido pela UFF e cadastrado oficialmente no CNPq. Nele concentram-se atividades de consultorias e pesquisas acadêmicas, na forma de projetos de iniciação científica, trabalhos de final de curso, dissertações de mestrados entre outros, que objetivam a transferência do conhecimento acadêmico para a sociedade. Essa transferência ocorre muitas vezes por meio de projetos externos com empresas da região e também através de incentivos ao desenvolvimento de novos empreendimentos inovadores, fomentado através de palestras e cursos de capacitação. Nos últimos anos, o LEI coordenou três expressivos projetos na disseminação de conhecimento e integração entre professores, alunos e organizações públicas e privadas. O primeiro deles foi junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI), com participação de cerca 15 pesquisadores vinculados aos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação. O objetivo foi a definição de uma metodologia de avaliação da maturidade da gestão da inovação para o Prêmio Nacional de Inovação e, em seguida, a condução desse prêmio. Esse prêmio foi um marco nacional pois envolveu em seu ciclo 2016-2017 o número recorde de quatro mil empresas participantes originárias de todos os estados do Brasil. O segundo foi realizado em parceria com a Constellation Oil (antiga Queiroz Galvão Óleo e Gás), no qual avaliou-se o processo de manutenção em Blowout Preventers (BOPs), que tornou-se um ponto de partida para um novo projeto de pesquisa assinado com a Petrobras em 2018. O terceiro, ocorreu em conjunto com a Finep, visando o desdobramento de planejamento estratégico deste órgão para suas áreas e a construção de painéis de bordo para todos os gestores. Em decorrência dos relevantes resultados, a CNI solicitou ao LEI a continuidade na coordenação do Prêmio Nacional de Inovação na edição de 2018/2019, o que vem sendo realizado por meio de convênio de pesquisa com a UFF, desde agosto de 2018 com previsão de término em agosto de 2019.

Coordenador: Prof. Rodolfo Cardoso


Laboratório de Inovação no Desenvolvimento de Sistemas – LabIDeS


O LabIDeS é composto por pesquisadores da UFF e por profissionais da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e de empresas da região, dentre elas, a Petrobras. Este grupo visa propor a criação e utilização de métodos inovadores para o desenvolvimento de sistemas computacionais. Para tal, este congrega professores especialistas nas áreas de Engenharia de Software, Inteligência Artificial e áreas afins ao Desenvolvimento de Sistemas. Este laboratório possui três projetos em andamento: (i) desenvolvimento de um Sistema web para apoio ao Prêmio Nacional de Inovação, o qual é fruto de um convênio entre o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFF e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O Sistema foi desenvolvido para o ciclo 2016-2017 e está sendo reformulado para o ciclo atual 2018-2019; (ii) desenvolvimento de um sistema web para controle de estoque para a escola de samba Grande Rio, o qual teve início no ciclo de carnaval 2017-2018 e foi renovado para o ciclo de carnaval 2018-2019; e (iii) desenvolvimento de um sistema web para a programação da produção de fantasias da escola de samba Grande Rio, o qual também teve início no ciclo de carnaval 2017-2018 e foi renovado para o ciclo de carnaval 2018-2019.

Coordenadora: Profa. Flávia Cristina Bernardini


Laboratório de Estudos Avançados em Operações Responsivas e Otimização – LEADeR


O LEADeR, cadastrado no CNPq, é um grupo de estudo e pesquisa que tem como objetivo estudos nas áreas de Gestão de Operações e Produção, Operações Ágeis e Responsivas, Pesquisa Operacional, Logística e Cadeia de Suprimentos, Processos e Materiais para a Indústria de Petróleo e Gás. Dentre as diversas áreas de pesquisa do Laboratório encontra-se a linha de pesquisa de avaliação de riscos na cadeia produtiva de petróleo e gás que tem como objetivo estudar dentro dos processos de valor da cadeia de petróleo e gás toda a parte de avaliação e gerenciamento de risco das atividades, instalações, operações tanto onshore quanto offshore, bem como a segurança dos colaboradores envolvidos nas operações. Construção de cenários, análises históricas, estudo de impactos sociais, ambientais, econômicos e acidentes. Este é um laboratório também cadastrado na Agência Nacional do Petróleo (ANP), com projetos de pesquisa conjuntos nas áreas de biocombustíveis – energias a partir de outras fontes – gaseificação de biomassa; exploração e produção de petróleo e gás natural – estudo de confiabilidade e manutenção baseado em risco e sistemas flutuantes – análise de risco para navios sistemas FPSO; distribuição, logística e transporte; e segurança e meio ambiente – avaliação e gerenciamento de riscos – avaliação e gerenciamento de riscos na cadeia produtiva de petróleo e gás. O Laboratório é responsável pela coordenação do projeto de PDI de 36 meses com a Petrobras para o Desenvolvimento de Metodologia para Manutenção Baseada em Condição para BOP, iniciado em agosto de 2018 com previsão de término em agosto de 2021, juntamente com o LEI.

Coordenadora: Profa. Iara Tammela


Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial – LabDGE


O LabDGE tem suas atividades direcionadas para um melhor entendimento dos diversos fatores que afetam o desempenho das operações e serviços das organizações. No âmbito de atuação deste laboratório se propõe um compromisso da pesquisa e do desenvolvimento, adaptação e aplicação de ferramentas e métodos da Engenharia Industrial e Engenharia de Operações e Serviços aplicadas a melhorar os produtos e processos. Portanto se dispõem a executar projetos em participação dos alunos da UFF, voluntários e bolsistas de iniciação cientifica e pós-graduação e em parceria com empresas, instituições de ensino e pesquisa e a comunidade. Em razão do caráter interdisciplinar do tema, este laboratório planeja a participação de pesquisadores de diversas áreas de estudo, com destaque para a Engenharia de Produção. Este laboratório também se propõe a ser um elo de conexão entre pesquisadores situados em diversas regiões do país, como forma de proporcionar a integração e o desenvolvimento de conhecimentos a partir das especialidades de cada pesquisador e sua realidade regional. Os Objetivos específicos são baseados inicialmente na realização das atividades apontadas a seguir: – Atender as recomendações da ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) quanto ao desenvolvimento e utilização de Laboratórios de apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes específicos (proposição no futuro) – Despertar o interesse de mais profissionais para a área de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Modelos de Gestão através dos Projetos de Pesquisas sobre Engenharia de Produção; – Pesquisar Design Thinking e Metodologias Ativas, Práticas de Gestão e Ensino-aprendizagem em Engenharia de Produção; – Proporcionar aos alunos a pesquisa e a aplicação de ferramentas e métodos de Sistemas de Engenharia e Engenharia Industrial, aprimoramento de conceitos Lean e diferentes abordagens da Engenharia de Produção.

Coordenador: Prof. Robisom Damasceno Calado


Laboratório de Engenharia de Alta Complexidade – LABRISK

O LABRISK é um grupo de pesquisa aplicada, soluções tecnológicas e ambientais do Departamento de Engenharia do Instituto de Ciência e Tecnologia – da Universidade Federal Fluminense, que tem como foco: estudos e análises de riscos tecnológicos, ambientais e de segurança operacional e empresarial, e busca de soluções de mitigação, extinção e contingenciamento com foco na área energética (por exemplo: petróleo e gás – onshore e offshore, energia nuclear, energia hidroelétrica, geração térmica, eólica, biomassa e solar); desenvolvimento de estudos tecnológicos e ambientais para licenciamento de construção, instalação e operação de sites industriais complexos e empreendimentos tecnológicos industriais de alta interferência; mitigação de riscos tecnológicos ambientais para licenciamento ambiental e adequação a TAC’s (Termo de Ajuste de Conduta) dos órgãos regulatórios; estudos de gestão sócio ambiental no perímetro de complexos industriais, visando sua adequação as questões de conservação do meio ambiente, a redução dos impactos nos ecossistemas e o desenvolvimento social sustentável das comunidades adjacentes; apoio tecnológico a Estudos de Impacto Ambiental (EIA-RIMA); apoio a programas de responsabilidade social através de estudos e projetos de adequação e intervenção positiva; modelagem de sistemas multicritério de apoio a decisão em ambientes complexos, usando métodos como Delphi e Lógica Fuzzy; estudos de localização industrial de grandes complexos industriais e de serviços com alta intervenção na localidade; uso de técnicas de Geo-referenciamento através de Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS – Geographic Information System) para análise espacial em localização industrial, sensoriamento ambiental, soluções empresariais e desenvolvimento de block layout; planejar sistemas de resposta em caso de desastres tecnológicos e naturais, incluindo planos de evacuação e contingência; uso da Metodologia Bowtie para geração de barreiras físicas, lógicas e organizacionais para mitigação de riscos; análise de Riscos Empresariais conexos; estudos de gestão em projetos de engenharia de alta complexidade, como usinas nucleoelétricas, hidroelétricas, infraestrutura portuária e aeroportuária, plataformas offshore, refinarias, obras civis de grande porte, etc, usando sistemas multicritérios de apoio a decisão.

Coordenador: Prof. Carlos Frederico de Oliveira Barros


Grupo de Pesquisas sobre Inovação, Tecnologia e Sociedade – INNOVATECHS

O INNOVATECHS é um grupo cadastrado no CNPq, certificado pela Universidade Federal Fluminense e estruturado na forma de um laboratório de pesquisa vinculado ao Departamento de Engenharia do Instituto de Ciência e Tecnologia dessa Universidade. O laboratório, liderado pelo professor Ramon B. Narcizo, D.Sc., iniciou suas atividades (ainda que informalmente) em março de 2017, tendo sido instituído formalmente em novembro de 2017. Desde então vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à Engenharia de Produção nos seguintes temas: Epistemologia da Ciência; Filosofia da Tecnologia; Inovação, progresso tecnológico e desenvolvimento socioeconômico; Trajetórias e paradigmas tecnológicos; e Ciência, inovação e tecnologia na cultura contemporânea. O principal objetivo é compreender como esses temas se desdobram, moldam e influenciam aspectos socioeconômicos, ambientais e geopolíticos das sociedades humanas ao longo do tempo. Atualmente o laboratório desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em proximidade com os laboratórios LEADeR e LEI, ambos vinculados ao Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF. Também desenvolve projetos de extensão com a organização “Engenheiros sem Fronteiras” (núcleo Rio das Ostras) e a Empresa Jr. Focus Consultoria, vinculada ao Campus Universitário da UFF em Rio das Ostras. Apesar do curto período de existência, as pesquisas desenvolvidas pelo INNOVATECHS já resultaram em artigos publicados em periódicos, trabalhos de conclusão de curso de graduação e dissertações de mestrado em Engenharia de Produção. No momento o laboratório está com seu website em construção (http://innovatechs.sites.uff.br), aguardando a finalização de sua identidade visual para lançamento formal da página e seus canais de mídias sociais.

Coordenador: Prof. Ramon Baptista Narcizo

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content