Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais

Inscrição em Disciplina

No início de cada trimestre, abrem-se as inscrições para disciplinas. Todos os discentes do MESC deve efetuar a Inscrição nas disciplinas disponibilizadas para a sua turma no período indicado no calendário acadêmico.

Para realizar a inscrição nas disciplinas, a secretaria disponibiliza um FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO on-line, cujo link é enviado aos alunos através de e-mail, próximo a data da inscrição.

IMPORTANTE: As disciplinas são ofertadas de acordo com a disponibilidade do professor, por isso poderão ocorrer alterações. As alterações envolvem substituições de uma disciplina por outra, por isso não é garantido que o discente terá uma determinada disciplina até que haja a confirmação por parte dos docentes.

Atualmente, estas disciplinas são distribuídas trimestralmente da seguinte forma:

Primeiros 12 meses de curso:

Disciplinas que são ofertadas no Primeiro trimestre:

  • Seminário (obrigatória)
  • Modelagem de Sistemas de Software (obrigatória)
  • Sistema de Produção e Operações (obrigatória)
  • Estrutura de dados (Específica – Ofertada somente para a linha de Engenharia de Sistemas da Informação – inscrição obrigatória)
  • Modelagem de processos (Específica – Ofertada somente para a linha de Implantação, Gestão e Avaliação de sistemas de produção –  inscrição obrigatória)
  • Programação Linear e Inteira (Específica – Ofertada somente para a linha de Pesquisa Operacional e Simulação – inscrição obrigatória)

Disciplinas que são ofertadas no Segundo ou Terceiro trimestre:

As disciplinas serão alocadas no segundo ou terceiro trimestre do ano letivo de acordo com a disponibilidade do professor e demanda. As disciplinas que forem ofertadas no segundo trimestre não serão ofertadas no terceiro trimestre do mesmo ano letivo.

Para saber mais sobre as disciplinas do MESC clique aqui: Currículo do Curso

Disciplinas que são ofertadas no quarto trimestre:

A única disciplina do quarto trimestre é Estudo Dirigido. A reprovação ou não realização da disciplina no prazo estipulado para a turma, sem o devido deferimento do colegiado, implicará em perda automática da matrícula. Para saber mais sobre a norma do estudo dirigido clique aqui: (inserir link para norma do estudo dirigido)

Nesta etapa, o discente deverá desenvolver e entregar (juntamente com o seu orientador) o Estudo Dirigido + o formulário de planejamento da proposta do produto técnico/tecnológico.

Próximos meses de curso:

Após a entrega do estudo dirigido, o aluno deverá concluir as seguintes etapas na ordem que segue:

  • Cursar a disciplina Metodologia de Pesquisa;
  • Realizar a entrega da proposta do produto técnico/tecnológico (proposta de dissertação);
  • Apresentar a pré-defesa de dissertação (qualificação);
  • Defender a dissertação.

Se precisar trancar trimestres que contenham estas etapas, o aluno deverá obter a aprovação prévia do colegiado. (trancamento de matrícula)

As datas para estas atividades serão aprovadas em colegiado e disponibilizadas no calendário acadêmico do ano letivo.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Horário: Todas as disciplinas, até o término do curso, serão ministradas de 19:00h às 22:00h, de segunda a sexta, por isso o aluno só poderá cursar uma disciplina por dia.

Duração do mestrado: O mestrado tem duração de 30 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses caso o discente, juntamente com seu orientador, necessite de mais tempo para concluir a defesa da dissertação. Para saber mais sobre pedidos de prorrogação clique aqui: Prorrogação do Prazo para Defesa de Dissertação

Para concluir o mestrado, o aluno deverá ter sido aprovado nas 5 disciplinas obrigatórias, em 6 disciplinas optativas, no Estudo Dirigido, na Pré-defesa de dissertação (qualificação) e na Defesa da dissertação. O aluno perderá a matricula se reprovado no Estudo Dirigido, na Pré-defesa de dissertação (qualificação) e na Defesa da dissertação.

As 5 Disciplinas obrigatórias são:

  • Estudo dirigido
  • Metodologia de Pesquisa
  • Modelagem de Sistemas de Software
  • Sistemas de produção e operações
  • Seminários

As 6 Disciplinas optativas: são distribuídas entre os trimestres. No primeiro trimestre as optativas disponibilizadas são: Estrutura de Dados (ofertada para a linha de Engenharia de Sistemas de Informação), Modelagem de Processos (ofertada para a linha de Implantação) e Programação Linear e Inteira (ofertada para a linha de Pesquisa Operacional).

Ausências: Segundo a Regulamentação do Cursos de Pós-graduação da UFF e do Regimento do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais, a presença em pelo menos 75% das aulas é obrigatória em cada disciplina. Ausências superiores a 25%, o aluno é reprovado por presença insuficiente.  

Boletim: O aluno tem acesso ao boletim através do sistema iduff (https://app.uff.br/iduff/) e é por onde também poderão solicitar a carteirinha de estudante. Se for a primeira vez no site, basta ativar sua conta abaixo do campo do login.

UFF Mail: Após criar um IDUFF, você precisará criar um UFF MAIL. Basta clicar no ícone da cartinha escrito UFF MAIL dentro do IDUFF.

Caso tenham problema com a ativação ou acesso, enviar e-mail para atendimento@id.uff.br , pois somente através deste e-mail será solucionado o problema.

Carga horária das disciplinas: Todas as disciplinas têm carga horária de 48 horas.

O aluno perderá sua matrícula: 

  • Quando esgotar o prazo máximo para a integralização do curso;
  • Quando completar duas reprovações, na mesma matéria ou não;
  • Quando não proceder, pela segunda vez, consecutiva ou não, à inscrição em disciplinas;
  • Se reprovado em Estudo dirigido;
  • Se reprovado na Pré-defesa de dissertação (qualify);
  • Se reprovado na dissertação.

Copyright 2022 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content