No início de cada trimestre, abrem-se as inscrições para disciplinas. Todos os discentes do MESC deve efetuar a Inscrição nas disciplinas disponibilizadas para a sua turma no período indicado no calendário acadêmico.
Para realizar a inscrição nas disciplinas, a secretaria disponibiliza um FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO on-line, cujo link é enviado aos alunos através de e-mail, próximo a data da inscrição.
IMPORTANTE: As disciplinas são ofertadas de acordo com a disponibilidade do professor, por isso poderão ocorrer alterações. As alterações envolvem substituições de uma disciplina por outra, por isso não é garantido que o discente terá uma determinada disciplina até que haja a confirmação por parte dos docentes.
Atualmente, estas disciplinas são distribuídas trimestralmente da seguinte forma:
– Primeiros 12 meses de curso:
Disciplinas que são ofertadas no Primeiro trimestre:
Disciplinas que são ofertadas no Segundo ou Terceiro trimestre:
As disciplinas serão alocadas no segundo ou terceiro trimestre do ano letivo de acordo com a disponibilidade do professor e demanda. As disciplinas que forem ofertadas no segundo trimestre não serão ofertadas no terceiro trimestre do mesmo ano letivo.
Para saber mais sobre as disciplinas do MESC clique aqui: Currículo do Curso
Disciplinas que são ofertadas no quarto trimestre:
A única disciplina do quarto trimestre é Estudo Dirigido. A reprovação ou não realização da disciplina no prazo estipulado para a turma, sem o devido deferimento do colegiado, implicará em perda automática da matrícula. Para saber mais sobre a norma do estudo dirigido clique aqui: (inserir link para norma do estudo dirigido)
Nesta etapa, o discente deverá desenvolver e entregar (juntamente com o seu orientador) o Estudo Dirigido + o formulário de planejamento da proposta do produto técnico/tecnológico.
– Próximos meses de curso:
Após a entrega do estudo dirigido, o aluno deverá concluir as seguintes etapas na ordem que segue:
Se precisar trancar trimestres que contenham estas etapas, o aluno deverá obter a aprovação prévia do colegiado. (trancamento de matrícula)
As datas para estas atividades serão aprovadas em colegiado e disponibilizadas no calendário acadêmico do ano letivo.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Horário: Todas as disciplinas, até o término do curso, serão ministradas de 19:00h às 22:00h, de segunda a sexta, por isso o aluno só poderá cursar uma disciplina por dia.
Duração do mestrado: O mestrado tem duração de 30 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses caso o discente, juntamente com seu orientador, necessite de mais tempo para concluir a defesa da dissertação. Para saber mais sobre pedidos de prorrogação clique aqui: Prorrogação do Prazo para Defesa de Dissertação
Para concluir o mestrado, o aluno deverá ter sido aprovado nas 5 disciplinas obrigatórias, em 6 disciplinas optativas, no Estudo Dirigido, na Pré-defesa de dissertação (qualificação) e na Defesa da dissertação. O aluno perderá a matricula se reprovado no Estudo Dirigido, na Pré-defesa de dissertação (qualificação) e na Defesa da dissertação.
As 5 Disciplinas obrigatórias são:
As 6 Disciplinas optativas: são distribuídas entre os trimestres. No primeiro trimestre as optativas disponibilizadas são: Estrutura de Dados (ofertada para a linha de Engenharia de Sistemas de Informação), Modelagem de Processos (ofertada para a linha de Implantação) e Programação Linear e Inteira (ofertada para a linha de Pesquisa Operacional).
Ausências: Segundo a Regulamentação do Cursos de Pós-graduação da UFF e do Regimento do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais, a presença em pelo menos 75% das aulas é obrigatória em cada disciplina. Ausências superiores a 25%, o aluno é reprovado por presença insuficiente.
Boletim: O aluno tem acesso ao boletim através do sistema iduff (https://app.uff.br/iduff/) e é por onde também poderão solicitar a carteirinha de estudante. Se for a primeira vez no site, basta ativar sua conta abaixo do campo do login.
UFF Mail: Após criar um IDUFF, você precisará criar um UFF MAIL. Basta clicar no ícone da cartinha escrito UFF MAIL dentro do IDUFF.
Caso tenham problema com a ativação ou acesso, enviar e-mail para atendimento@id.uff.br , pois somente através deste e-mail será solucionado o problema.
Carga horária das disciplinas: Todas as disciplinas têm carga horária de 48 horas.
O aluno perderá sua matrícula: